O Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas) realizou, na última sexta-feira (5), a 4ª sessão ordinária do ano. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Sumaré. Os vereadores Afonso Lopes da Silva, o Silva, e Ton Proêncio representaram o Poder Legislativo de Jaguariúna na reunião.

O encontro desta sexta-feira debateu saídas para a violência extrema nas escolas. A convidada, a professora Dra. Telma Vinha, baseada em dissertação de mestrado da professora Cleone Aparecida Garcia, traçou o perfil dos jovens responsáveis pelos ataques, desde o primeiro ataque no Brasil — ocorrido na Bahia em 2002 — até as datas atuais. Na Ordem do Dia, os presidentes de Câmara e vereadores apresentaram ofícios que pedem soluções para problemas de seus municípios. Os vereadores também falaram sobre as comissões temáticas, definindo presidente e secretário de cada grupo e estabelecendo critérios para levar os problemas às instâncias governamentais.

O Parlamento da RMC representa os Legislativos dos quase 4 milhões de habitantes da região metropolitana e é composto por presidentes e demais vereadores das Câmaras Municipais. O mandato da Mesa Diretora e a composição das comissões temáticas são bianuais. O próximo encontro do colegiado acontece dia 2 de junho, no Município de Vinhedo, debatendo o tema Saúde.