Hortolândia sediou, na última sexta-feira, dia 13, a segunda reunião ordinária do ano do Parlamento Metropolitano da RMC (Região Metropolitana de Campinas). O evento, que acontece mensalmente e reúne presidentes de Câmara das 20 cidades que compõem a Região, serviu para compartilhar experiências em dois temas mais que importantes: dependência química e primeiros socorros nas unidades escolares. A Câmara de Jaguariúna esteve representada pelo vereador Afonso Lopes da Silva, o Silva (PPS), vice-presidente do Legislativo local.
O encontro foi presidido pelo vereador e presidente da Câmara de Indaiatuba, Hélio Ribeiro. O primeiro tema foi abordado pela assistente social e Coordenadora Diocesana da Pastoral da Sobriedade, Joaquina Nadir Mattos, acompanhada pelo Terapeuta Ocupacional e Agente da Pastoral da Sobriedade, Carlos Morelli. Ambos falaram sobre a atuação da Pastoral no combate e prevenção da dependência química (e outras dependências), e em como os municípios têm tratado dependentes e codependentes de drogas lícitas e demais dependências.
O segundo tema abordado durante a reunião do Parlamento da RMC foi a “Lei Lucas”, como ficou conhecida o caso levado ao conhecimento da sociedade por Alessandra Zamora. Mãe do garoto Lucas Begalli Zamora de Souza, Alessandra viveu a tragédia de ver seu filho morrer, aos 10 anos, engasgado durante um passeio realizado pela escola particular em que estudava, localizada em Campinas. “Durante uma aula de Estudo do Meio, Lucas engasgou com o lanche que estava sendo servido às crianças, um cachorro quente, porque não havia ninguém treinado para socorrê-lo”, conta.
O caso se transformou numa luta para Alessandra: fazer com que os municípios adotem a “Lei Lucas”, que obriga as escolas a oferecer cursos de primeiros socorros aos funcionários que possuem contato direto com alunos e professores de creches e escolas da rede pública municipal e particular, instaladas nos municípios. A Lei já foi adotada em Hortolândia, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro, e agora será debatida pelo Parlamento da Região Metropolitana de Campinas.
As reuniões ordinárias do Parlamento Metropolitano acontecem sempre na primeira sexta-feira do mês. Em abril, no entanto, o encontro ocorreu na segunda semana, já que muitos participantes estiveram no 62ª Congresso Estadual de Municípios, de 2 a 7 de abril, em Santos.O próximo encontro está previsto para acontecer na Câmara Municipal de Jaguariúna, no dia 4 de maio.