Quem passa ao lado do prédio da Câmara Municipal de Jaguariúna durante a noite já pode notar a iluminação especial de toda a fachada, na cor rosa, alusiva ao Outubro Rosa, mês dedicado ao combate do câncer de mama. A iniciativa faz parte do Projeto Câmara Cidadania.
Comemorada em todo o mundo, a iniciativa começou nos EUA, quando durante esse mês várias ações de combate ao câncer de mama (mamografias e eventos) eram realizadas em vários estados daquele país.
Após alguns anos dedicando esse mês ao conhecimento, prevenção e tratamento da doença, o congresso nacional dos EUA determinou que outubro fosse o mês nacional de prevenção do câncer de mama, sendo esse o seu objetivo.
A partir de então, mundialmente em outubro, vários hospitais, clínicas e institutos facilitam o acesso aos exames de diagnósticos oncológicos.
Walter Tozzi, presidente da Câmara, destaca a importância da participação do Poder Legislativo neste tipo de iniciativa. “O Projeto Câmara Cidadania visa estreitar o relacionamento entre a câmara e a sociedade, através de ações que tragam conscientização e benefícios à comunidade jaguariunense”, afirmou.
A cor rosa se une ao mês pelo fato de o laço cor-de-rosa ser o símbolo oficial contra esse tipo de câncer que acomete, na sua grande maioria, mulheres. A escolha da cor deve-se justamente a esse fato, uma vez que é a principal cor a expressar feminilidade.