O presidente da Câmara Municipal de Jaguariúna Afonso Lopes da Silva, o Silva, prestigiou, nesta sexta-feira (20), o encerramento da “Semana da Educação no Trânsito – Pista Certa” realizada pela Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e de Mobilidade Urbana, em parceria com a empresa Mapfre. Diariamente, os estudantes dos 4º e 6º anos, dos ensinos Fundamental I e II, assistiram a uma apresentação de teatro que falou sobre as regras e cuidados no trânsito.
Ao todo 1.500 alunos, sendo 300 por dia, também percorreram de bicicleta um percurso dentro do parque. No local foram instaladas placas espalhadas e os estudantes tiveram que obedecer às regras do trânsito como se estivessem dirigindo um carro. A empresa Mapfre trouxe para a cidade um espaço cenográfico de 600 m², com estrutura modular e itinerante.
Silva foi incentivador do “Programa Municipal de Educação para o Trânsito; Compromisso com a Vida”, que originou a Lei 2422, de 22 de junho de 2017, enviada pelo Poder Executivo e aprovada por vereadores. A lei estabelece que os objetivos do programa são promover a educação para o trânsito de forma permanente e contínua nas unidades de ensino; oferecer aporte pedagógico e didático às unidades de ensino para o trabalho transversal do tema trânsito; e desenvolver um trabalho de educação para o trânsito baseado na conduta, nas interações sociais, no direito de ir e vir, permitindo à criança perceber-se como agente transformador da sociedade para melhoria no espaço em que vive.
O presidente da Câmara destaca a importância de campanhas educativas para a formação de motoristas e cidadãos mais conscientes dos seus direitos e deveres. “As crianças e adolescentes são agentes multiplicadores de boas condutas, que lhe são transmitidas desde a educação infantil. O reflexo destas ações nós veremos no futuro, garantido uma sociedade melhor e mais respeitosa, inclusive, no trânsito”, ressaltou.