O presidente da Câmara Municipal de Jaguariúna, vereador Afonso Lopes da Silva, o Silva, participou, nesta sexta-feira (27), da audiência pública, organizada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, para a criação do Aglomerado Urbano da Mogiana, reunindo Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Itapira e Estiva Gerbi. O encontro aconteceu na cidade de Mogi Guaçu.
A revisão das regiões tem sido feita no governo João Doria para facilitar a abrangência dos serviços regionais e tornar mais possível a criação de grupos de cidades que defendem um mesmo propósito. Na audiência foi aberta a possibilidade de as quatro cidades comporem também o Aglomerado de São João da Boa Vista. Essa decisão se dará após consulta pública e reuniões entre os prefeitos das cidades.
Silva, que também é vice-presidente do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas, destacou a importância do fortalecimento regional por parte do governo estadual. “Somente com a junção de forças entre as cidades, assim como já acontece na RMC, poderemos conquistar mais demandas fundamentais para os habitantes de nossas cidades”, ressaltou.

O estudo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional que prevê a nova regionalização para São Paulo conta com ao menos 36 áreas divididas entre regiões metropolitanas, aglomerados urbanos e microrregiões. Já foram realizadas audiências públicas em São José do Rio Preto, Piracicaba, Tupi Paulista (região da Nova Alta Paulista), Araçatuba e Mogi Guaçu.