Dar visibilidade à inclusão social da pessoa com deficiência. Esse é o objetivo do Projeto de Lei 61/2018, da vereadora Cássia Murer Montagner, que institui o mês Setembro Verde no âmbito do municipio de Jaguariúna. A propositura foi aprovada em segunda discussão, por unanimidade, e agora segue para a sanção do prefeito Gustavo Reis.
Na justificativa do projeto, Cássia afirma que “no decorrer do mês de setembro, serão realizadas ações, inclusive intersetoriais, com a finalidade de estimular a participação social das pessoas com deficiência; conscientizar a família, a sociedade e o Estado sobre a importância da inclusão social da pessoa com deficiência; promover a informação e difusão dos direitos das pessoas com deficiência; divulgar avanços, conquistas e boas práticas de políticas públicas relacionadas às pessoas com deficiência; e identificar desafios para a inclusão social da pessoa com deficiência”.
Para as ações alusivas à data, estão previstas a realização de palestras e eventos sobre o tema, divulgação de boas práticas de inclusão social da pessoa com deficiência em diversas mídias, realização de encontros comunitários para disseminação de práticas inclusivas e identificação de desafios à plena inclusão social da pessoa com deficiência e iluminação ou decoração de espaços com a cor verde.