Em razão da pandemia do novo coronavírus, as doações caíram cerca de 60% dos Bancos de Leite Humano (BLHs) do estado de São Paulo. Por isso, a Secretaria Estadual da Saúde faz um apelo às que mulheres que estiverem amamentando e puderem contribuir, em atenção ao “Dia Nacional da Doação de Leite Materno”, comemorado no último dia 19 de maio.
O BLH do Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, centro de referência de Banco de Leite Humano da Grande São Paulo, é o maior do estado, mas está trabalhando com apenas 10% da quantidade ideal. Atualmente, opera com 10 litros de leite por mês, embora o ideal seja de 50 a 100 litros.
A quantidade disponível atende a unidade Neonatal da unidade por apenas 3 dias. Por isso, há o convite às mães com leite excedente para doarem. Toda lactante saudável pode ser doadora e qualquer volume doado é importante. Prematuros começam a nutrição com apenas 1ml de leite, portanto, não é preciso ter uma enorme produção de leite para ser doadora.
“Se uma mulher conseguir retirar e guardar 10 ml por dia, no fim de 10 dias, encaminhará ao Banco de Leite 100 ml, que serão fundamentais para a evolução de muitos bebês”, informa a coordenadora do BLH do Leonor, Andrea Fernandes.