Os vereadores da Câmara Municipal de Jaguariúna aprovaram uma moção, protocolada por Afonso Lopes da Silva, o Silva, de congratulações e louvor a todos os trabalhadores em enfermagem da Secretaria de Saúde e do Hospital Municipal Walter Ferrari, pelo “Dia do Trabalhador em Enfermagem”, ocorrido em 12 de maio.
Silva ressalta, na justificativa, que “a referida função nada mais é que uma arte, e para realizá-la como arte, requer uma devoção tão exclusiva, um preparo tão rigoroso, quanto a obra de qualquer pintor ou escultor; pois o que é tratar da tela morta ou do frio mármore comparado ao tratar do corpo vivo, o templo do espírito de Deus. À bem da verdade que, segundo alguns estudiosos, em sendo considerada uma das artes; poder-se-ia dizer, a mais bela das artes!”.
O Dia Internacional da Enfermagem é celebrado mundialmente desde 1965. Porém, oficialmente esta data só foi estabelecida em 1974, a partir da decisão do Conselho Internacional de Enfermeiros.
O dia 12 de maio foi escolhido como homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna.
O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma data comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas.
No entanto, no Brasil é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio (com o Dia Internacional da Enfermagem) e termina em 20 de maio (com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem).