O vereador Ton Proêncio esteve entre as personalidades destacadas pelos serviços prestados à sociedade que foram agraciadas com a Medalha “Governador Pedro de Toledo”. O evento ocorreu no dia 09 de julho de 2021 em comemoração ao 89º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932 – movimento de resposta do povo paulista ao autoritarismo do golpe de 1930, que deu início à era ditatorial de Getúlio Vargas.
A homenagem foi criada em 1972 e é simbolizada por uma medalha circular, de 3,7 centímetros de diâmetro, estampada pela figura de Pedro de Toledo, interventor federal em São Paulo no ano de 1932 e comandante civil do movimento. Antes da liderança de Toledo, a reivindicação era conduzida por quatro estudantes: Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo – cujas iniciais deram origem ao movimento MMDC – mortos em conflito no dia 23 de Maio de 1932 e cujos restos mortais estão no Obelisco. Por isso, o reverso da medalha conta com a figura do mausoléu do Obelisco e os dizeres “Viveram Pouco Para Morrer Bem – Morreram Jovens Para Viver Sempre”.

O vereador Ton Proêncio ao receber a medalhar disse que: “é um privilégio ser lembrado como uma jovem liderança, que pode contribuir em sua cidade para melhorar a vida dos paulistas brasileiros, não podemos esquecer nossas raízes, precisamos resgatar nosso espírito desbravador e liberal, São Paulo é a Locomotiva do Brasil”.