A Vereadora Rita Bergamasco participou da 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência-COMPED, no teatro Municipal Dona Zenaide. A conferência aconteceu no dia 1º de junho.
A Vereadora Rita Bergamasco participou da 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência-COMPED, no teatro Municipal Dona Zenaide. A conferência aconteceu no dia 1º de junho. O tema principal foi a “O desafio na implementação das Políticas da Pessoa com Deficiência: A transversalidade como a radicalidade dos direitos humanos”. Segundo a Vereadora o evento foi de importância grandiosa para o Município.
A Deputada Estadual Célia Leão, graduada em Direito pela Pontifícia Católica de Campinas (PUC), discorreu sobre o assunto, colocando na pauta temas como : 01- Identidade de gênero e raça, diversidade sexual e geracional , 02-Órgãos gestores e de instâncias de participação social e 03- Interação entre os poderes federados.
No eixo “identidade de gênero e raça,diversidade sexual e geracional” identificou-se a necessidade de se trabalhar a área educacional quanto à inclusão da pessoa com deficiência, em todas as faixas etárias, e da ampliação das salas de recursos multifuncionais.
No eixo “órgãos gestores e instancias de participação social”, os apontamentos dão conta da necessidade de capacitação de profissionais visando humanizar o atendimento nos setores públicos e nos diferentes tipos de serviços de transporte. Ainda é pedida , a ampliação de vagas nos serviços de atendimento especializado em habilitação, reabilitação e mobilidade reduzida. Já nos serviços em transporte será elaborada uma cartilha com orientações sobre inclusão , direito e deveres, fornecimento e adequação nos mobiliários, equipamento tecnológico, infraestrutura e acessibilidade nas escolas, maior disponibilização de profissionais fonoaudiólogos na rede pública.
Prevê também a garantia no fornecimento de medicamentos padronizados e de alto custo sem interrupções e otimização da logística de distribuição, ampliação, monitoramento e maior rigor na fiscalização dos espaços com acessibilidade e aumento de vagas nos estacionamentos.
No eixo “interação entre os poderes federados” levantou-se as seguintes necessidades: Implementação do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência Viver Sem Limite e Centro Dia de Referência. Discutiu-se a garantia do direito o benefício de Prestação Continuada e de benefício a mais no final do ano, fornecimento de equipamentos e próteses, materiais de consumo e transparência no trabalho integrado entre diferentes níveis de Governo.
Diante da importância do Assunto , os vereadores da Câmara Municipal de Jaguariúna aprovaram por unanimidade , na última sessão ordinária, moção de congratulações e Louvor a realização da conferência , a qual , foi encaminhada a Presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência.
A programação teve início com a apresentação de balé de uma aluna da APAE e Coral dos Alunos da Escola Amâncio Bueno. O evento contou com a participação de autoridades do Município e Região.