Projeto aprovado pela câmara pode dar nome de Deusdolar Ferreira Gomes para o Museu Ferroviário.
Em primeira discussão, os vereadores da Câmara Municipal de Jaguariúna aprovaram por unanimidade Projeto de Lei que denomina o Museu Ferroviário da Estação, no Centro Cultural, de “ Museu Ferroviária Deusdolar Ferreira Gomes”. O projeto é de autoria do Vereador Fábio Pina e foi apreciado e votado na sessão ordinária de terça-feira (10).
Mineiro de Carmo da cachoeira, Deusdolar Ferreira Gomes, veio para Jaguariúna com 27 anos de idade e aqui viveu 55 anos vindo a falecer no dia 24 de abril deste ano. Iniciou sua carreira de ferroviário em 1952, na antiga Companhia Mogiana de Estrada de Ferro em Casa Branca com o cargo de “portador”, sendo promovido ao cargo de Chefe de Trem, quando foi transferido para a sede da Mogiana em Campinas e mudou-se definitivamente para Jaguariúna.
Após 30 anos de trabalho, aposentou-se como “Chefe de Trem” e até o fim de sua vida ocupava o cargo como uma honraria no Museu Ferroviário de Jaguariúna. Deusdolar participou em 2008 dos desfiles das Escolas de Samba no Carnaval em São Paulo, quando Jaguariúna foi tema de samba-enredo da Escola de Samba Pérola negra. Desfilou no carro alegórico Maria Fumaça, um dos símbolos de nossa cidade.
A paixão pela profissão e a dedicação de seu Deusdolar ao Museu Ferroviário, fez com que os proprietários de um restaurante em Jundiaí, ao visitarem Jaguariúna, fizessem uma imagem em tamanho natural do “Deus do Trem” e que fica exposta no local, onde antigamente era uma Estação Ferroviária.
Segundo Fábio Pina, seu amor à profissão e os cuidados dedicados ao Museu Ferroviário são motivos mais que suficientes para esta homenagem. O projeto vai ainda ser votado em segunda discussão na próxima sessão e segue para a promulgação do Prefeito Gustavo Reis.