O município de Jaguariúna foi premiado na categoria “Alavancar a qualidade do Ensino Fundamental I” na premiação “Cases Inovadores”, do Programa Parcerias Municipais, do Governo do Estado de São Paulo. A cerimônia de premiação aconteceu nesta sexta-feira (13) no Palácio dos Bandeirantes. Jaguariúna também foi finalista na categoria “Mitigar os Impactos da Pandemia na pobreza e na geração de emprego e renda”.
A Câmara Municipal esteve representada na cerimônia pelo presidente Afonso Lopes da Silva, o Silva, e pelos vereadores Wilian Morrinho e Menezes do Canil. Cada município premiado vai receber R$ 350 mil, por meio de convênios a serem celebrados com a Secretaria de Desenvolvimento Regional, que poderão ser utilizados em obras de infraestrutura urbana ou na reforma de equipamentos públicos.
O presidente da Câmara destacou a importância da premiação para Jaguariúna. ” Mostra o avanço de nossa cidade em duas áreas fundamentais, que são Educação e Desenvolvimento Econômico. Fiz questão de comparecer e prestigiar a entrega destes prêmios, que irão resultar em benfeitorias para nossa comunidade, ressaltou Silva.
O objetivo do Programa Parcerias Municipais é que os municípios atuem na melhoria no desempenho em indicadores chaves, com a orientação das ações para resultados efetivos, de forma que as ações possam ter reflexos na qualidade de vida da população e na redução de desigualdades regionais.O vereador Wilian Morrinho também parabenizou a administração pelas indicações e pelo prêmio. ” Buscar a excelência nos serviços públicos é fundamental para que uma administração possa atender a contento às necessidades de uma comunidade. Em Jaguariúna devemos sempre estar em destaque no cuidado com nossa gente”, afirmou.
Os oito desafios propostos aos municípios foram: ampliar o acesso à creche; universalizar o acesso à pré-escola; alavancar a qualidade do Ensino Fundamental I; reduzir as taxas de Mortalidade Infantil e Materna; reduzir os óbitos prematuros por Doenças Crônicas Não Transmissíveis; promover ambientes menos suscetíveis a roubos; fortalecer as redes de combate a violência sexual; e Mitigar os Impactos da Pandemia na pobreza e na geração de emprego e renda.
Para Menezes do Canil, Jaguariúna tem se tornado, com méritos, destaque em todo o estado e no Brasil. “Nossos índices sobem a cada pesquisa, cada premiação. Nos enche de orgulho, mas também aumenta nossa responsabilidade, como agentes públicos, para manter os serviços no mais elevado patamar”, reiterou.
Em sua segunda edição, o Programa Parcerias Municipais contou com 621 municípios inscritos. Ao todo, 224 municípios cadastraram 723 cases inovadores e concorreram à premiação em 2021.